sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Mais um circuito de walkie-talkie: Revista ELECTRON n.55

Este circuito foi publicado também na década de 90 (talvez 1994, não sei ao certo, pois a Revista não traz a data...) e é do mesmo autor que publicou um walkie-talkie super-heteródino na Revista Eletrônica Total n. 56, cujo fascículo eu já comentei aqui neste blog. O autor é o mesmo  T.  Hara (e o projeto é quase o mesmo também !).
O circuito, aliás, é muito parecido com aquele que o mesmo autor já havia publicado na Eletrõnica Total n.56, mudando apenas o amplificador de áudio, que aqui é feito com um circuito integrado TBA810 de 8 pinos, aliás, c.i. dificil de encontrar hoje em dia. No mais, o artigo está bem escrito e comento que esta Revista ELECTRON ( número 55) era publicada pela Editora Fittipaldi, de propriedade do Vicente Fittipaldi, irmão do Hélio Fittipaldi que publicava a Revista Saber Eletrônica. Parece que os dois irmãos Fittipaldi (o Sr. Hélio e o Sr. Vicente) eram concorrentes no ramo de editora de revistas de Eletrônica.
Mas vamos à revista, a capa é esta:
O artigo, intitulado "CB - Transceptor 27MHz" descrevia a construção de mais um walkie-talkie para a Faixa do Cidadão.  O transmissor usava um cristal de quartzo e o receptor era do tipo super-heteródino com 2 bobinas de F.I. apenas. Cumpre ressaltar aqui que a Lei brasileira não permitia (e não permite) que os radio-cidadãos construam seus próprios equipamentos. PX não pode construir transmissor e receptor. Isso é reservado aos radioamadores (PY) que operam em 10m, 20m, 40m, 80m e VHF. Mesmo assim, este tipo de artigo alavancava a venda das revistas técnicas da década de 90 e aqui está mais um esquema de transceptor PX:
Esquema do walkie-talkie para a Faixa do Cidadão - 27MHz - Revista Electron 55

Para quem quiser ver o artigo completo, pode acessá-lo neste link:
                                                         TRANSCEPTOR 27MHz

É isso ai. Numa época onde não existiam telefones celulares, os transceptores portáteis era muito úteis e faziam muito sucesso !  Não é com cartão, não é com chip. É com cristal de quartzo !  


Nenhum comentário:

Postar um comentário